terça-feira, 18 de outubro de 2011

PROJETOS MAGIC KEY


PROJETOS MAGIC KEY

O Magic key é uma aplicação nacional desenvolvida pelo Engº Luís Figueiredo, professor da Escola Superior de Gestão e Tecnologia, do Instituto Politécnico da Guarda  de Portugal . O Projecto Magick Key é constituído pelos seguintes módulos:
• Magickey
• Magicjoystick
• Magiceye
• MagicPhone
• Magickeyboard
• Magichome
• Magicwheelchair
• Magickeyboard

Decorreu no dia 30 de Março de 2010, no novo Laboratório do Magic Key, uma conferência de imprensa no Instituto Politécnico da Guarda, onde foram apresentadas as mais recentes novidades deste grande projecto Português.
Nesta conferência foram apresentadas os últimos módulos do projecto:

MAGICK KEYBOARD (muito mais que um teclado virtual) - A aplicação MagicKeyboard integra um grande número de funcionalidades das quais se destacam:
• Escrita inteligente com um dicionário em Português de cerca de 700.000 palavras bem como a sua respectiva probabilidade de ocorrência.
• Mais de 3 milhões de ligações entres as diferentes palavras com a respectiva probabilidade de ocorrência para cada ligação
• Aprendizagem em tempo real com a inserção de novas palavras e a alteração da sua probabilidade de ocorrência
• Possibilidade de fazer a síntese de voz em Português a partir de qualquer texto de qualquer aplicação do PC.
• Reconhecimento de voz em Português que permite activar qualquer função que se deseje com qualquer palavra ou expressão em português.
• Possibilidade de controlo completo do meio ambiente o que inclui qualquer dispositivo que funcione com infravermelhos sem nenhuma limitação do seu número, ou mesmo dispositivos eléctricos simples que podem ser controlados até uma distância de 150m por um sistema de rádio frequência.
• Configuração de todos os menus de acordo com as necessidades do utilizador.

MAGIC HOME (mais simples que uma casa “inteligente”) - O Magic Home vai mais além que os conceitos da domótica.
• Controlo de dispositivos por infravermelho
• Controlo de dispositivos por rádio-frequência
• Fácil de instalar, configurar e usar
Ligar ou desligar um rádio, acender ou apagar um candeeiro, subir ou descer um estore ou comandar uma cama eléctrica são todas as situações possíveis através deste dispositivo. Basta um computador ou até mesmo um “Magalhães” para comandar todas as operações e poderá fazê-lo através de um simples rato ou com comandos de voz.

MAGIE EYE

A aplicação MagicEye foi desenvolvida para dar resposta a dois tipos de situações para as quais não era possível a utilização da aplicação MagicKey , seja porque as pessoas estão completamente imóveis,seja porque devido aos tremores da cabeça não com seguem controlar com precisão o cursor do rato.Depois de se terem analisado alguns casos concretos de pessoas com estas patologias, verificou-se que em todos se mantinha a capacidade de movimentar os olhos, ou seja dirigir o olhar para onde se deseja. Foi precisamente esta capacidade dos utilizadores que foi potenciada no desenvolvimento desta aplicação. Em termos genéricos, esta aplicação determina a direcção do olhar do utilizador e coloca o cursor do rato no local do ecrã para onde ele está a olhar.A sua utilização implica o uso de uma câmara de alta definição, bem como um suporte especial que permita a correcta orientação do monitor em relação ao utilizador

MAGIC WHELL CHAIR
• Cadeira de rodas eléctrica controlada pelo olhar
• Usa 10 sonares para aumentar as condições de segurança
• Testes com um utilizador real efectuados com sucesso

Esta cadeira de rodas eléctrica poderá vir a ser usada por pessoas que não têm a possibilidade de usar o tradicional joystick de controlo da cadeira, nomeadamente pessoas tetraplégicas com boa capacidade de dicção.
As palavras de comando podem ser dadas em Português e/ou Inglês. Após ser dado o comando inicial “Liga cadeira”, o utilizador pode controlar a cadeira com as palavras “Anda”, “Para”, “recua”, “Acelera”, “Desacelera”, “Esquerda” e “Direita”.
Se o utilizador disser “Desliga cadeira” a cadeira deixará de responder às palavras de comando referidas, apenas o voltando a fazer quando for dada a ordem “Liga cadeira”. Desta forma o utilizador poderá estar a falar normalmente com outras pessoas sem ter que se preocupar em não dizer as palavras que permitem controlar a cadeira.
A tecnologia desenvolvida neste projecto permite a sua adaptação a qualquer cadeira já existente, mesmo as que não têm uma interface digital para ligação ao computador.
A mesma interface de voz pode ser usada para interagir com outros sistemas, nomeadamente controlando luzes, abrindo portas ou janelas, ou mesmo controlando qualquer dispositivo que funcione com infravermelhos.

Este novo periférico utiliza dez sensores para aumentar as condições de segurança e já foi testado com um utilizador real, na passada quinta-feira, dia 25, no LISPOLIS – Pólo Tecnológico de Lisboa. A cadeira de rodas foi testada «com enorme sucesso» pelo próprio presidente da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, Pedro Monteiro, cuja doença o impede de utilizar qualquer movimento voluntário do seu corpo, sendo a única excepção a capacidade de movimentar os seus olhos, congratula-se o professor, enquanto exibe o vídeo que mostra a cadeira em plena utilização. Acrescentou ainda que para questões de segurança há também um “joystick” para salvaguarda dos utilizadores. O Magic Key destina-se a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências, tentando atenuar as suas limitações. Este objectivo é conseguido com recurso a sistemas informáticos adaptados, que lhes permitem realizar uma série de actividades que, de outro modo, lhes estariam vedadas. Recorde-se que a primeira das aplicações desenvolvidas, o Magic Key, permite aos utilizadores controlarem o rato apenas com o movimento da cabeça. Depois seguiu-se o Magic Eye, o Magic Joystick, o Magic Home e o Magic Keyboard.

Para mais detalhes de projeto acesse: http://www.magickey.ipg.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário